segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Você sabia que...


Semanas atrás, na faculdade, começamos um trabalho mais uma vez na disciplina de Educação Nutricional.
O tema era: Excesso de Sódio.

Esperamos poder postar aqui o desenrolar deste trabalho, mas a princípio, fizemos uma pesquisa com um grupo determinado de pessoas e nossa conclusão nos deixou bastante preocupados! A partir disso, iremos guiar nosso projeto nesta disciplina e, por que não, trazer este assunto pra cá?

Muitas pessoas não sabem que o sal é formado por... SÓDIO! Muitas também não associam que o excesso de sódio pode causar hipertensão (pressão alta), ataque cardíaco...
E vc, sabia disso? Hoje em dia a população brasileira ingere cerca de 4 vezes o recomendado de sal por dia!


E qual seria este recomendado?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS):
 "A ingestão diária de sal, que deve ser iodinizado, de ser restrita para menos de 5 gramas diários" (2003)
Obs: para quem não sabe, o sal de cozinha comercializado no Brasil é enriquecido com iodo a fim de prevenir o Bócio, doença causada por sua carência.

Ok, agora já sabemos que devemos consumir até no máximo 5g por dia de sal! Mas... Isso corresponde a...? Difícil de visualizar, né? Bom, vamos tentar: um sachê de sal (daqueles pra temperar salada) contém 1g de sal. Isso seria 5 sachês daqueles! Agora... Tem outro porém:

Ainda segundo a OMS, a quantidade recomendada de sódio é < 2000mg/dia, sendo este valor uma média.

Ou seja, se utilizarmos aqueles 5 sachês, provavelmente vamos estar neste limite de sódio (lembre-se que o sódio está presente no sal de cozinha!), mas... será que posso ultrapassar esses limites, me alimentando de outras fontes de sódio, que não o sal de cozinha????

A resposta é: sim, pode! Aí está o grande problema!
Muito poucas pessoas hoje em dia sabem por exemplo, que a cada 100g de molho de tomate industrializado, temos 418 mg de sódio!
A cada 100g de Laranja da Terra, temos cerca de 1mg de sódio, e por aí vai...
Outra informação importante é que praticamente todo alimento processado, industrializado e etc, possui sal/sódio em sua composição!
Sabe aquela bolacha doce que vc come no ônibus? Tem sódio.
Sabe aquele hamburguer congelado que vc tem no freezer  pra fazer o cheese burguer? Tem (MUITO) sódio.
Sabe a latinha de ervilha, milho e inúmeras conservas? TÊM SÓDIO!

Isto porque hoje, o sal é muito utilizado para a conservação de alimentos...

Se vc for somar tudo o que come num dia, já terá um número considerável de sódio... ALÉM da quantidade presente no sal de cozinha!

Por isso todo esse esforço dos profissionais da saúde, para que a gente diminua a quantidade do sal de cozinha no nosso dia-a-dia.
Existem outros temperos, principalmente os naturais, que podem deixar nossa refeição MUITO saborosa! Não é preciso recorrer ao sal.

Que tal, agora que vc já sabe que o sódio está presente em inúmeros alimentos, se atentar ao rótulo do que vc compra? Exemplos:

Informação nutricional de um rótulo de catchup
Notou o "sal" na composição? Olhe a quantidade de sódio! 130mg por 12 (DOZE) gramas de catchup! Agora, quem come 12g (uma colherzinha)??? Sendo que isso corresponde já a 5% do valor recomendado ao dia... Ou seja, se vc comer um lanche lotado de catchup...... :(

Bom, isso tudo, não para dizer que não devemos mais comer sal. Mas devemos tomar cuidado! Preferir sempre alimentos naturais, que não têm tanto sal (como foi mostrado acima, no caso da laranja da terra), e principalmente utilizar pouco sal de cozinha na preparação!

Seu coração agradece!

Abraços.

Fontes citadas, para quem tiver interesse: 

2 comentários:

  1. E qual é a sugestão??? Mesmo que eu não coma NADA de sal o dia todo (o que é o equivalente a imaginar o Maradona melhor que o Pelé), provavelmente eu já terei estrapolado a quantidade/ dia de sódio sugerida pela OMS através dos demais alimentos.

    ResponderExcluir
  2. Fê, o recomendado não é que vc não coma nada de sal o dia todo, até porque como eu disse, o sal é fortificado com iodo (importante pra gente não desenvolver o bócio).
    O ideal é que vc coma o MÍNIMO de sal de cozinha possível, porque o acontece é q hj em dia as pessoas excedem em MUITO o limite q eu apresentei. Existem estudos recentes mostrando que a população brasileira consome de 4 a 5 vezes mais sal do que o recomendado... É MUITA coisa!
    Isso pq estamos falando de sal, nem entramos no quesito sódio... (q acaba por envolver outros alimentos)

    Se vc diminuir o sal (na hora de temperar a salada, preparar alguma refeição e etc) e evitar condimentos e alimentos industrializados, q têm mto sódio (como por ex catchup e bolachas, respectivamente), vc já vai melhorar MUITO sua ingestão de sal, e não vai extrapolar a recomendação da OMS. Isso não quer dizer q vc NÃO POSSA comer tais alimentos, mas pode comer pouco... Dar preferência a produtos naturais (legumes, verduras, frutas, cereais) q como foi demonstrado (o exemplo da laranja) tem MUITO MENOS sódio.

    Se ficar interessado, entre no site da TACO que deixei como referência, e lá vc encontra a quantidade de sódio de vários alimentos.

    beijos!!!

    P.s. Comece a dar uma olhada nos rótulos do que vc come, e preste atenção à quanto aquela porção corresponde a recomendação média de um dia. Vc vai se assustar... =)

    ResponderExcluir